quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

TCC sobre obra de Alciene está disponível na Fortuna Crítica

      O trabalho A construção das personagens na novela Filho de Pinguço, de Alciene Ribeiro Leite, defendido em abril de 2016, com 66 folhas, está disponível para ser baixado a partir da referência a ele na aba Fortuna Crítica, do Blog, ou clicando aqui.

          Realizado como TCC para concluir o curso de graduação em Letras pelo Câmpus do Pantanal (CPAN) da UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, líder do GPLV, o trabalho de Cibele Fátima do Prado faz uma descrição das personagens protagonistas e das personagens secundárias da novela de Alciene.

           Para descrever as personagens da novela e as ações que elas encenam, Cibele trata no primeiro capítulo do gênero novela, apresenta o enredo da obra de Alciene e discorre sobre traços neonaturalistas que observa na narrativa. No segundo capítulo, expõe teorias sobre a personagem de ficção, e no terceiro capítulo apresenta, em subcapítulos, as personagens protagonistas, as secundárias e o processo de construção linguística de que se vale a autora para dar vida aos seres ficcionais que vivem o drama criado pela narrativa.

          Segundo Cibele, "os livros de literatura infanto-juvenil devem recorrer a uma linguagem capaz de gerar identificação e ser compreendida, independentemente da classe social e do grau de instrução, ou seja, usando uma linguagem coloquial", o que a obra de Alciene realiza, de modo que se torna "uma ótima opção de leitura, que serve também como alerta contra o alcoolismo, para estudantes de 13 a 16 anos, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio".

          Eis o resumo do TCC de Cibele Fátima do Prado:

A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS NA NOVELA
FILHO DE PINGUÇO, DE ALCIENE RIBEIRO LEITE

 RESUMO
  
Este TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tem por objetivo explicitar como se dá a construção das personagens da novela infanto-juvenil Filho de Pinguço, de Alciene Ribeiro Leite (1989). O enredo da trama desenvolve-se em torno de uma família assolada pelos problemas da bebida alcoólica. É a história de um pai alcoólatra que sempre obriga o filho a comprar cachaça e cigarros. Analisamos o comportamento das personagens ao longo da narrativa, bem como o que as caracteriza e influencia as suas atitudes. Apontamos traços do Neonaturalismo na obra e, a partir dos estudos de Beth Brait, Antonio Candido, Anatol Rosenfeld, Autran Dourado e Edward Morgan Forster, apresentamos a teoria sobre a personagem de ficção. Massaud Moisés auxilia-nos na contextualização do conceito de novela. Filho de Pinguço foi publicado em um momento em que a literatura para a infância e para a juventude tornou-se mais questionadora, estimulando a consciência crítica e a incorporação dos valores reformulados pela sociedade contemporânea. O livro de Alciene Ribeiro Leite é uma ótima opção de leitura, que serve também como alerta contra o alcoolismo, para estudantes entre 13 e 16 anos, no ensino fundamental e no ensino médio.

Palavras-chave: Ficção; Literatura Brasileira; Novela; Personagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário